Início » “Semana D” busca estimular doação de sangue e medula

“Semana D” busca estimular doação de sangue e medula

by Portalagora

Danielle Magalhães

 

A Associação dos Advogados do Centro-Oeste de Minas (AACO) realiza, de 16 a 20 deste mês, a Campanha “Semana D”. O objetivo é incentivar a doação de sangue para o reabastecimento da Hemominas, no período de festas e férias, quando há baixa nos estoques de sangue, devido à queda nas doações e crescente demanda de transfusão, decorrente do aumento de acidentes automobilísticos nas estradas.

O presidente da AACO, Sérgio Martins, explicou que a iniciativa ocorrerá anualmente.

—A AACO manterá esta campanha para que as pessoas se habituem a salvar vidas de forma direta e indireta, pois um dia poderá ser um dos nossos familiares que necessitará de ajuda — acrescenta.

Após um amigo sofrer acidente e precisar de doação de sangue, o fotógrafo Samuel Souza se tornou um doador frequente. Ele aprova iniciativa da associação em lançar a campanha.

— É muito importante. Podemos ajudar alguém que não conhecemos. E o processo de doação é rápido e indolor. Faço a doação uma vez por ano e pretendo me cadastrar como doador de medula também — conta Samuel Souza.

 

Critérios para doar

 

Segundo informações do Hemominas, para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos; ter e estar com boa saúde; pesar acima de 50 kg; não ter tido hepatite após 11 anos de idade; dormir bem na noite anterior a doação; não ter sido exposto a situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não apresentar ferimento ainda não cicatrizado; não estar grávida ou amamentando; não ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses; entre outros critérios analisados durante a triagem clínica.

 

Medula óssea

Já para se cadastrar para doar medula óssea, é preciso ter entre 18 e 55 anos; apresentar documento oficial de identidade com foto e preencher os formulários para cadastro; e doar uma pequena quantidade de sangue, para realização do exame de “antígeno leucocitário humano” (HLA). Depois de confirmada compatibilidade, é feita consulta para decidir doação.

Como doar para “Semana D”

 

Para doar, basta ir até a Hemominas, localizada na rua José Gabriel Medef, 221, bairro Padre Libério, e informar que a doação é para campanha “Semana D” da AACO.

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

12 de junho

você merece um presente

Claret

Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00