Frei Jacir lança mais um livro 

Da Redação

Hoje, a partir das 19h30,  a noite vai ser de lançamento no Centro Franciscano de Formação e Espiritualidade, quando do lançamento do livro “Murais do Santuário Santo Antônio de Divinópolis – No simbolismo do Três na Trindade e na Crucificação de Jesus”. Obra escrita  por frei Jacir de Freitas Faria — mais uma para sua coleção — numa interpretação bíblica, teológica, catequética e franciscana das pinturas de frei Humberto Randag. 

História 

Ao segundo vigário da Paróquia de Santo Antônio, frei Carlos Schep, empossado em 17 de junho de 1945, coube à conclusão do Santuário, tendo sido ele o responsável pela vinda do frade-artista holandês frei Humberto Randag, com formação nas Academias de Arte de Tilburg em Amsterdam, para pintar os painéis que ornamentam o interior do templo. Foram inaugurados em novembro de 1949, ao ensejo das comemorações do 25º aniversário da chegada dos franciscanos a Divinópolis.

As pinturas murais de frei Randag, com a técnica têmpera a caseína, perfazem um total de 222,65m, todos com temas sacros, compreendendo os painéis do altar-mor, do arco cruzeiro, das paredes laterais e do coro e foram restauradas no final da década de 1990 pelo Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, da Universidade Federal de Minas Gerais. Pela sua importância estética e histórica, essa obra foi tombada pela Lei Municipal 2.459, de 15 de dezembro de 1988, conforme orientação do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHAMG).

O lançamento ocorre na rua Minas Gerais, 572, no Centro,

Foto/Divulgação

Frei Jacir terá noite de autógrafos com lançamento de novo livro

Related posts

Feira Memórias Rural de Divinópolis é neste sábado

Dia de Pentecostes: missa festiva ao lado da futura Cruz de ‘Todos os Povos’ celebra a data

Hoje tem ‘Rock ao Piano’ no teatro Gravatá