Início » Museu será reinaugurado neste sábado

Museu será reinaugurado neste sábado

Evento acontece às 15h30 na praça; casarão estava interditado desde 2017

by JORNAL AGORA

Da Redação

O casarão da praça da Catedral, que inclui o Museu Histórico, será reinaugurado neste sábado em Divinópolis. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc) nesta semana. 

A solenidade está marcada para às 15h30. 

Atrações

A reinauguração conta com diversas atrações e exposições no interior do prédio. 

— Na solenidade de inauguração, duas atrações musicais estão agendadas: oficina de música e o coral da Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva — explicou a Prefeitura de Divinópolis. 

A partir do dia 27 de maio, o museu histórico volta a funcionar no casarão da praça da Catedral. 

— Você é nosso convidado especial para esta festa tão esperada! — acrescentou.

Relembre

Após ser interditado em 2017 por apresentar falhas na estrutura, o casarão passou por uma completa restauração e ganhou um anexo para voltar a ser a sede do museu histórico do de Divinópolis. No final de 2023, o sobrado começou a receber reparos. 

— As peças de madeira foram restauradas e as instalações hidráulicas substituídas. Foi concluído novo reboco e o telhado também foi restaurado. Um elevador foi construído e quatro banheiros acessíveis — explica a Prefeitura. 

Os recursos para executar a restauração foram realizados por financiamento através do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

Importância

Para o secretário de Cultura, Diniz Borges, a reinauguração é um momento importante da história de Divinópolis.

—  Além do valor histórico do casarão, que é o nosso Museu, onde teremos exposições fixas contando, através das obras de arte, a história do município. Teremos também exposições itinerantes, possibilitando aos artistas apresentarem seus trabalhos aos visitantes — destacou. 

Histórico 

O casarão é o edifício mais antigo da cidade e foi construído por Capitão Domingos em 1830. 

Antes de ser tombado em 1988 como patrimônio histórico pelo município, a construção serviu como sede para a primeira sala de cinema da cidade, foi escola, posto de saúde e ainda convento de frades franciscanos.

Foto: PMD/Divulgação

Legenda: Casarão estava interditado há sete anos

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00