Início » “Então, Prefeito!… E a saúde?

“Então, Prefeito!… E a saúde?

by Portalagora

 

Encerramento de gestão. Novos prefeitos começando. Este é um momento de grande mudança nos municípios de todo o Brasil. Em Minas Gerais, importantes entidades se unem para tornar esta transição mais eficiente no que diz respeito à saúde, uma das áreas mais importantes da gestão pública. O Cosems-MG, juntamente com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) promovem o Seminário “Então, Prefeito!… E a saúde? O encontro acontece em Belo Horizonte nos dias 7, 8 e 9 de novembro, no Hotel Mercure BH (avenida do Contorno, 7315, Lourdes) e é direcionado exclusivamente aos novos gestores eleitos em outubro de 2016 em Minas Gerais.

Objetivo  

O seminário tem a meta de ressaltar junto aos prefeitos eleitos (2017-2020) sobre as diretrizes e especificidades da saúde, para que o chefe do executivo de cada município potencialize suas ações.

— São muitas as demandas e inúmeros compromissos assumidos junto à população. Nosso papel é mostrar que a saúde sempre é uma pauta muito importante, pois sua qualidade interfere diretamente nas outras áreas da gestão municipal — ressalta o presidente do Cosems-MG, José Maurício Lima Rezende.

São aguardados muitos participantes, dentre os quais 400 prefeitos estão tendo os custos financiados pela OPAS, que acredita que o evento é uma iniciativa pioneira no Brasil e é fundamental para a manutenção do SUS.

Programação

Rodas de debate, paineis e palestras compõem uma rica programação que trará à cidade especialistas experientes na administração municipal da saúde. Entre os temas abordados estão: Gestão eficiente e responsiva dos recursos da saúde, financiamentos federal e estadual, a gestão do Fundo Municipal da Saúde, entre vários outros. A relação entre os municípios e o Sistema Único de Saúde (SUS) tem destaque na programação do evento. Serão abordadas os princípios de organização das políticas de saúde do SUS, a importância das ações consorciadas, os aspectos jurídicos, entre outros.

— O SUS merece uma atenção especial, pois a interação com os municípios tem se tornado cada vez mais complexa e os recursos cada vez mais escassos. Precisamos nos organizar e compreender melhor nossos direitos e deveres junto aos cidadãos — ressalta José Maurício.

 Parceiros

Também estão participando e apoiando o Seminário as entidades: Ministério da Saúde, a Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério Público, Associação Mineira dos Municípios (AMM), Tribunal Regional de MG (TJMG), Secretaria de Estado da Saúde, Conselho Estadual de Saúde (CES), Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus).

Programação completa site: www.cosemsmg.org.br

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00