Início » “Orquestra para a Comunidade”: Cidades recebem projeto de Divinópolis

“Orquestra para a Comunidade”: Cidades recebem projeto de Divinópolis

by Portalagora

Jorge Guimarães

A Orquestra Jovem de Divinópolis (ODJ) tem levado para várias cidades do Centro-Oeste, o projeto “Orquestra para a Comunidade”. E a próxima apresentação do grupo será em Bom Despacho. O show está marcado a  próxima sexta-feira, dia 9, às 20h na Capela da Cruz do Monte. O concerto faz parte das festividades promovidas pela Pastoral Familiar através do projeto “Redescobrindo o Natal com a família”. Após o show haverá “barraquinhas” em prol da comunidade.

Já no domingo, dia 11, a apresentação em Divinópolis, será às 18h30, na praça da Catedral. O show contará com a participação de todos os alunos de 2016. Em caso de chuva, o show será transferido para dentro da Catedral.

Orquestra Multiplayer

Depois da apresentação da ODJ, haverá um concerto da Orquestra Multiplayer, de Belo Horizonte. O projeto trabalha a música erudita em um repertório lúdico e criativo, com temas de vídeogames e animações como Super Mario World, Pokémon, Game Of Thrones, Angry Birds, Top Gear e as principais trilhas da Disney.                  — Escolhemos a Multiplayer para dividir o palco com nossos jovens músicos por sermos fãs desta Orquestra, também formada por jovens músicos com um repertório diferente do habitual e que agrada a todos. Eles virão com a formação de um quinteto de flauta, violino, viola, violoncelo e contrabaixo — contou a coordenadora da Orquestra Jovem, Franciane Curi.

Projeto

O projeto foi apresentado em Itapecerica último dia 27, e vai passar ainda por São Gonçalo do Pará, Pitangui, Carmo do Cajuru, Congonhas e São João del-Rei. O repertório vai do tema de Star Wars (John Williams) à Habanera(Opera Carmen),  passando por Ode à Alegria (Sinfonia 9 de Beethoven) e Gabriel’s Oboé (Ennio Morricone).

O objetivo do projeto é levar para os concertos um repertório mais popular. O diretor artístico Túlio Mourão, ressalta a importância desta iniciativa.  

— É imensurável o benefício que a música erudita opera em pessoas de qualquer origem, faixa etária, posição intelectual ou social, com destaque para o caráter sensibilizante equilibrador, gerador de harmonia emocional e saúde — disse.

Orquestra

O projeto nasceu em 2013, a partir de amigos que acreditam que a música pode mudara vida das pessoas. São oferecidas bolsas de estudo a jovens de 7 a 21 anos, disponibilizando atividades de percepção musical, classes de instrumento (violino, viola, violoncelo e baixo acústico), prática de conjunto/orquestra e atividades de apreciação musical, além das atividades complementares que incluem visitas a museus, espaços culturais e concertos sinfônicos, ampliando assim o universo cultural destes jovens.

 

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00