Início » Samu Oeste pode entrar em operação no início do ano

Samu Oeste pode entrar em operação no início do ano

by Portalagora

 

Flávio Flora

 

A audiência com o ministro Ricardo Barros, da Saúde, em Brasília, ontem, trouxe esperança para a entrada em operação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no grande Oeste de Minas. Para que isso ocorra, um ato do Ministério da Saúde deve anteceder o da Secretaria Estadual de Saúde. A promessa do Governo Federal é para o início do ano.

Participaram do encontro em Brasília: secretário estadual Nalton Moreira; deputados Domingos Sávio (PSDB) e Jaime Martins Filho (PSD); os prefeito Vladimir Azevedo (Divinópolis), Ailton Duarte (Luz) e Fernando Cabral (Bom Despacho); secretário executivo do Centro de Regulação, José Márcio Zanardi; gerente do Samu, Dárcio Abud; diretor médico Dr. Marco Aurélio Lobão Mendes; entre outros parlamentares e integrantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste).

Nesse encontro, o deputado Domingos Sávio apresentou ao ministro Barros a situação em que se encontra o sistema do Samu Oeste e a importância que ele tem para a macrorregião de Minas. Informações que ele recolheu em visita no dia anterior junto aos diretores da Central de Regulação que está instalada em Divinópolis também foram relatadas. Disse também que as presenças naquela audiência tinham um sentido elevado, suprapartidário, e agradeceu a presença do deputado Jaime Martins e de outros colegas que foram reforçar o empenho do Oeste de Minas.

 

Tudo pronto

 

Segundo o deputado Domingos Sávio, tudo já está pronto para entrar em ação. É aguardada apenas a Portaria do Ministério que garanta os recursos de custeio, juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde – R$ 1 milhão de cada parte –, o que deve ocorrer no início do ano. Ao todo, estão prontas para entrar em ação cerca de 360 pessoas, capacitadas e qualificadas para as diversas atividades relacionadas ao sistema Samu Oeste.

— Infelizmente, nós temos perdido vidas todos os dias pela ausência de um sistema eficiente como o Samu, para o qual o Oeste Mineiro fez investimentos, se preparou; houve o compromisso ainda do governador anterior e do governo federal e dos atuais e, portanto, temos de fazer isso funcionar — reafirma Sávio.

 

Reunião satisfatória

 

O deputado Jaime Martins disse que a reunião com o ministro da Saúde foi muito satisfatória, pois “ficou acertado que o Ministério vai auxiliar o governo do Estado no sentido da implantação do Samu Oeste”, considerando que as instalações, o pessoal e a documentação estão todos prontos. Com a implantação da Sala Vermelha no Hospital São João de Deus, prevista para o primeiro trimestre de 2017, a expectativa é de que o Samu comece a funcionar em janeiro.

— Nossa expectativa é de que o Samu saia definitivamente no início do próximo ano. É uma boa notícia. Divinópolis é a segunda região de Minas a ter a implantação do Samu. É um avanço enorme para o atendimento de urgências e emergências em saúde de 54 municípios — afirmou o deputado Jaime Martins, agradecendo o apoio das autoridades da Saúde, ministro Ricardo Barros e do secretário estadual Nalton Moreira.

 

 

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

12 de junho

você merece um presente

Claret

Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00