Início » Copinha terá recorde de participantes

Copinha terá recorde de participantes

by Portalagora

José Carlos de Oliveira

A 48ª edição da Copa São Paulo de Futebol começa a ser disputada a partir de segunda-feira, 2, com um número recorde de participantes. Dois jogos abrem o torneio. Na cidade de Araraquara, a anfitriã Ferroviária vai enfrentar o Villa Nova, de Nova Lima, na abertura da competição, às 18h45. Na sequência, no jogo de fundo da rodada dupla, o Palmeiras joga contra o Paranoá. Os dois duelos valem pelo Grupo 7.

O atual campeão da Copinha é o Flamengo, do Rio de Janeiro. O rubro-negro carioca está no grupo 23, e faz sua estreia contra o Central, de Pernambuco, dia 4 de janeiro, em São Caetano do Sul. Ainda estão no Grupo 23 os times do São Bento e do São Caetano. A grande final está marcada para o dia 25 de janeiro, data de aniversário da cidade de São Paulo, e será disputada no Estádio do Pacaembu.

Novidades

Para a edição deste ano, a Federação Paulista de Futebol introduziu algumas novidades no torneio. A principal delas será o número de substituições. Agora, cada técnico poderá fazer até seis trocas durante as partidas. Para que não haja impacto no tempo de bola rolando, as alterações deverão ser feitas em até três paradas. A mudança foi adotada após conversas com profissionais das categorias de base e com o Movimento de Formação do Futebol Brasileiro (MFFB).

A medida tem como objetivo que mais jogadores tenham oportunidades de atuar durante a competição e que os atletas tenham mais tempo de recuperação física, já que é um torneio de tiro curto: começa em 2 de janeiro e termina em 25 de janeiro.

Além das substituições, o torneio contará com número recorde de equipes. Serão 120 clubes, de 26 estados, jogando em 30 sedes espalhadas pelo estado.

Dentre essas equipes, uma do exterior. O Pérolas Negras, do Haiti, participará da Copinha pelo segundo ano consecutivo. Neste ano, os haitianos perderam os três jogos da fase de grupos, para Juventus, América Mineiro e São Caetano.

Quatro clubes de Minas

Entre os 120 clubes que participam da Copinha em 2017, quatro serão de Minas Gerais, os três grandes de Belo Horizonte – Atlético, América e Cruzeiro – mais o Villa Nova, de Nova Lima, único time do interior mineiro no torneio.

Tricampeão da Copinha, o Atlético estreia no dia 3 de janeiro, próxima terça, tendo conquistado a competição em 1975, 1976 e 1982. O adversário será o Novoperário (MS), às 21h, na cidade de Novo Horizonte, sede do Grupo 4. A chave alvinegra é completada por São Raimundo (RR) e Grêmio Novorizontino. O Atlético irá disputar a Copa São Paulo com a equipe sub-17. O time será treinado pelo técnico Ricardo Resende.

América

O América será comandado na Copinha pelo técnico Milagres. O Coelho estreia no torneio também no dia 3, contra a Ponte Preta, na cidade de Marília, interior paulista.

Com a aproximação da estreia na Copa São Paulo 2017, a comissão técnica da equipe Sub 20 começa a reduzir a carga de treinos para a equipe. O Coelhãozinho é outro que estreia no dia 3, contra a Ponte Preta, na cidade de Marília, interior paulista. Até lá os atletas farão apenas treinos de correção técnica, orientados pelo técnico Milagres.

O treinador comanda treinos hoje no CT Lanna Drumond, com os jogadores sendo liberados no sábado, para a passagem de ano. A reapresentação será no final da tarde de domingo, 1º, quando a delegação seguirá com 22 jogadores e mais 10 membros da comissão técnica, no início da noite, para a cidade de Marília, no interior paulista, sede do Grupo 5 da competição. Os jogos do América serão disputados no estádio Bento de Abreu Sampaio Vidal – Marília (SP).

Cruzeiro estreia na quarta

O Cruzeiro será o último mineiro a entrar em campo na 48ª edição da Copinha. O time celeste tem estreia marcada para a quarta-feira, dia 4 de janeiro. O adversário será o River, do Piauí. Os outros componentes do Grupo 22 serão os paulistas Bragantino e União Mogi.

Campeão em 2007 e vice em 1996 e 2002, o Cruzeiro foi semifinalista este ano. O time sub-20 estrelado, que é treinado por Marcos Valadares, está trabalhando diariamente na Toca da Raposa I para acertar os últimos detalhes para a competição. O time base, que deve entrar em campo diante do time do River, tem: Jonathan; Vitinho, Tonhão, Murilo Cerqueira e Victor Luís; Márcio e Thiago Souza; Cesinha, Marco Antônio e Lucas Soares; Rick Sena.

O técnico Marcos Valadares está otimista em relação à participação do Cruzeiro na Copinha. Marquinhos ressalta a importância de conquistar o título, mas valoriza muito mais o trabalho de revelar bons valores para o time profissional, como o clube tem feito nos últimos anos.

 

Jogos dos mineiros

 

Grupo 4

 

1ª rodada

Terça-feira / 3/1  – Estádio Jorge Ismael de Biasi

19h – Novohorizontino x São Raimundo

21h – Atlético x Novo

 

2ª rodada

Quinta-feira –5/1

19h – Novorizontino x Novo

21h – São Raimundo x Atlético

 

3ª Rodada

Sábado – Dia 7/1

9h – Novo x São Raimundo

11h – Novorizontino x Atlético

 

Grupo 22

 

1ª Rodada

Quarta-feira – Dia 4/1 – Estádio Nogueirão

16h – Cruzeiro x River

18h – União Mogi x Bragantino

 

2ª Rodada

Sexta-feira – Dia 6/1

17h – União Mogi x River

19h – Bragantino x Cruzeiro

 

3ª Rodada

Domingo – Dia 8/1

17h – River x Bragantino

19h – União Mogi x Cruzeiro

 

Grupo 05

 

1ª Rodada

Terça-feira – Dia 3/1 – Estádio Bento de Abreu

19h – Marília (SP) x Atlético de Alagoinhas (BA)

21h – AMÉRICA x Ponte Preta (SP)

 

2ª Rodada

Quinta-feira – Dia 5/1

19h – Marília (SP) x Ponte Preta (SP)

21h – Atlético de Alagoinhas (BA) x AMÉRICA

 

3ª Rodada

Sábado – Dia 7/1

17h – Ponte Preta (SP) x Atlético de Alagoinhas (BA)

19h – Marília (SP) x AMÉRICA

 

Grupo 7

 

1ª Rodada

Segunda-feira – Dia 2/1 – Estádio da Fonte Luminosa (Araraquara)

18h45 – Ferroviária x Villa Nova

21h – Palmeiras x Paranoá

 

2ª Rodada

Quinta-feira – Dia 5/1

19h – Ferroviária x Paranoá

21h – Villa Nova x Palmeiras

 

3ª Rodada

Sábado – Dia 7/1

15h – Paranoá x Villa Nova

17h – Ferroviária x Palmeiras

 

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00