Início » Secretaria detalha avanço na obra do Hospital Regional

Secretaria detalha avanço na obra do Hospital Regional

Obra é do Estado, mas Prefeitura acompanha de perto

by JORNAL AGORA

Da Redação

Apesar de silencioso, a obra do Hospital Regional de Divinópolis segue em andamento, com expectativa de conclusão até 2025. À reportagem, a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) informou que já foram executados serviços parciais de demolição do forro de gesso, revestimento e tratamento superficial de pisos, revisão da cobertura, instalações elétricas e de telefonia.

— A principal frente em andamento é a pavimentação externa — explicou. 

As próximas etapas previstas para a obra incluem a instalação parcial de esquadrias e instalações hidrossanitárias, incluindo a colocação de peças hidráulicas e de serviços de elétrica. 

A pasta reforçou o progresso da retomada. 

— As obras do Hospital Regional de Divinópolis estão em andamento e já registraram progresso nas etapas iniciais, tais como a mobilização da equipe, a limpeza do terreno e a instalação inicial da obra — destacou. 

Etapas 

A primeira etapa envolve intervenções que não dependem de projetos hospitalares, como demolição de áreas não aproveitáveis do propósito original, estruturas apodrecidas ou com infiltração, reparo do telhado, piso e parte externa. Apenas essa parte representa 10% do contrato, ou seja, R$ 4 milhões. 

O secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias do Estado de Minas Gerais, Pedro Bruno Barros de Souza, esteve em Divinópolis no fim do ano passado para marcar o reinício da obra. Na oportunidade, reforçou a importância de revisão dos projetos arquitetônicos, uma vez que eles foram elaborados há mais de dez anos. 

Perfil

Dentre as especialidades avaliadas para o perfil assistencial estão: rede materno infantil para gestações de alto risco, rede de atenção psicossocial, cardiologia, neurologia, ortopedia, obesidade, oftalmologia e grandes queimados. O Estado também espera concluir, antes da conclusão da obra, a compra dos equipamentos.

Histórico

A obra começou em 2010, mas foi paralisada em 2016 após o governo estadual interromper os repasses financeiros. A retomada, iniciada no fim do ano passado, foi possível com a indenização paga pela Vale ao Estado pelo desastre de Brumadinho. 

A conclusão do hospital será executada pela empresa EF Construtora Ltda, vencedora da licitação pelo valor de R$ 39,5 milhões. No entanto, a retomada acontece em duas etapas. Na primeira, é prevista a elaboração e revisão de projetos. Na segunda e última, em até 540 dias, será realizada a execução e conclusão da obra, até 2025.

Estrutura

A estrutura foi concebida para 134 leitos de internação, dos quais oito são de isolamento. A estrutura conta ainda com 45 leitos de internação intensiva, sendo 20 para adultos, 15 para neonatal e dez de cuidados intermediários, além de mais 20 vagas para observação no pronto atendimento, totalizando 199 leitos.

Além disso, a estrutura hospitalar prevê 10 consultórios e bloco cirúrgico com 8 salas de cirurgia para atender 1,3 milhão de habitantes dos 53 municípios da macrorregião de Saúde Oeste.

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00