Início » Amor próprio 

Amor próprio 

by JORNAL AGORA

Sabedoria é a prática do entendimento. Mas escalar e fazer algo com recorrência depende da prática da sabedoria. Em Provérbios 8 podemos encontrar a própria sabedoria declarando que ela se encontra na prudência e no conhecimento dos conselhos. Ela mesma afirma que seu conselho é a perfeita sabedoria. 

Sabedoria é você amar o outro como a si mesmo, mas nunca mais que a si próprio. Isso inclui aprender a dizer não, isso inclui delimitar até onde o outro deve ter acesso a você e isso vai desenhar a história da sua jornada. A vida é como voos altos e baixos, cheio de escala e conexões que não necessariamente são o destino final. Escala e conexão é o momento que sai gente e entra gente. Daí a importância de viver o presente sem estar preso ao passado ou com necessidade de antecipar o futuro. Para ter paz e prosperidade é necessário escolher as sementes certeiras. Elas selam o destino, determinam as lutas e uma vez essas lutas vencidas definirão quem de fato somos. 

Uma coisa devemos decidir quanto antes é de como viveremos até a morte. 

É preciso coragem

Como desenvolver o amor próprio que nos protege de nós mesmos? Como abdicar do necessário para receber o excepcional?  É preciso coragem, sabedoria, valentia e muito amor próprio. Ganha paz quem entende que quando algo não está no seu controle, não deve estar em sua mente. Mas o que pode estar sobre sua direção deve estar em sua alma. Ceifar a vida por falta de amor próprio ou por aceitar o mínimo do outro quando se tem um oceano a sua espera é pecar contra si mesmo.  Praticar a imprudência é fazer o que não deveria ter feito – é um choque, enquanto a negligência é um não fazer que deveria ser feito. Ela é como uma espécie de cupim na madeira, corrói tudo que poderia acontecer, e por isso, não acontece.  

Amor próprio 

Às vezes, o mal é um bem e o bem é um mal. A consciência na cama se torna refúgio de confidência. O relacionamento sadio só existe porque se tornou lugar de amor próprio e a sabedoria tomou lugar do devaneio. Afinal, quando você se escolhe, quem não te escolhe se afasta ou simplesmente deixa de pertencer. Amor próprio ensina a amar de verdade, a ponderar, sonhar para então realizar. Amar desarma, amar desamarra, amar desamarga.

Viver plenamente 

Preparar-se para a vida que se deseja viver é um ato de coragem e determinação. A vida é um ciclo que se completa com a morte. É a efemeridade do viver que encontramos a verdadeira essência da existência. Viver é abraçar a incerteza e encontrar significado na jornada rumo ao desconhecido da morte. É a dualidade entre viver e morrer que descobrimos a beleza e a complexidade humana.  É olhar para dentro de si, identificar sonhos e metas, e traçar um caminho rumo à realização. Se amar para a vida almejada envolve autoconhecimento, planejamento e ação. É vestir-se com a confiança de quem sabe o que quer e está disposto a perseguir seus objetivos com paixão e dedicação. E hoje, caro leitor, desejo que cada passo dado seja o reflexo da sua vontade de viver plenamente a vida que deseja. 

Findo rememorando a afirmação do  escritor chileno Pablo Neruda:  ”a vida não começa quando se nasce, começa quando se ama”. 

Por Flavia Moreira. Advogada, pós-graduada em Direito Público, Direito Processual Civil, pelo IDDE em parceria com Universidade Coimbra de Portugal, ‘IUS GENTIUM CONIMBRIGAE, especialista em Direito de Família e Sucessões, associada ao IBDFAM e membro do Direito de Família da OAB/MG.

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00