Início » Hospital Regional será universitário 

Hospital Regional será universitário 

Decisão foi firmada em reunião ontem em Brasília com participação do governador Zema e o prefeito Gleidson 

by JORNAL AGORA

Ígor Borges

Conforme anúncio do governo de Minas, o Hospital Regional deve ser inaugurado em 2025. Entretanto, para seu funcionamento, outros trâmites são necessários. Em meio a isso, o martelo para que a unidade funcione como hospital-escola foi batido ontem, em reunião em Brasília. 

A definição ocorreu no encontro com participação do prefeito Gleidson Azevedo (Novo), do secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, do governador de Minas, Romeu Zema (Novo) e do ministro da Educação, Camilo Santana.

Divinópolis participa também da Marcha dos Municípios, que ocorre nesta semana na capital do país. 

Decisão e funcionamento 

A decisão ocorreu em uma reunião na tarde de ontem, 21. Na oportunidade, ficou acordado que o Hospital Regional funcione como hospital-escola. 

A parceria é com a Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Os trâmites seguem para concretizar proposta de atuação no hospital, previsto para ser inaugurado em 2025. A ideia havia sido ventilada pela secretária nacional de Finanças do PT, Gleide Andrade, e ganhou força e apoio em Divinópolis. No entanto, a concretização veio com políticos adversários. 

Segundo o ministro da Educação, quem deve gerir o local será a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). 

De acordo com o Ministério da Educação, os hospitais universitários são centros de formação de recursos humanos e de desenvolvimento de tecnologia para a área de saúde. 

— A efetiva prestação de serviços à população possibilita o aprimoramento constante do atendimento e a elaboração de protocolos técnicos para as diversas patologias. Isso garante melhores padrões de eficiência, à disposição da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) — comenta a pasta.

Anúncio

O Agora deu em primeira mão a informação, que posteriormente foi veiculada nas redes sociais do Gleidson e do governador, que agradeceu os demais membros da reunião.

— Só tenho a agradecer, porque a região de Divinópolis clama por saúde. Tenho certeza que a solução é o Hospital Regional, e agora melhor ainda, que terá a administração da universidade — comemorou Gleidson.

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, disse que a decisão vai ajudar na formação dos novos médicos e trabalhadores da saúde. 

Agenda em Brasília

Gleidson também participa nesta semana da Marcha dos Municípios, em Brasília, que se iniciou ontem, 21, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da ministra da Cultura, Margareth Menezes. 

De acordo com o governo federal, o tema é “Pacto Federativo: um olhar para a população desprotegida”. Serão mais de 62 horas de programação para debater assuntos de interesse dos municípios. 

A cultura é um desses tópicos e, por isso, o Ministério da Cultura (MinC) compõe duas mesas temáticas de discussão.

A primeira delas ocorreu ontem, discutindo o papel dos municípios no âmbito do Decreto de Fomento à Cultura e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

A segunda mesa ocorre amanhã, às 8h, e discute a consolidação das políticas culturais e o fomento às cidades históricas turísticas e ao Patrimônio Mundial. O secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic), Henilton Menezes, estará presente, representando o Ministério.

— Vamos falar sobre o novo modelo que o MinC tem adotado para nacionalizar os recursos da Lei Rouanet e estimular empresas a patrocinarem projetos locais para desenvolver territórios que historicamente não eram contemplados. Tem sido um esforço contínuo levar as políticas culturais a todas as regiões do país e é preciso que isso seja conhecido e divulgado — avaliou o secretário.

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00