Início » Como será o amanhã de Divinópolis!  

Como será o amanhã de Divinópolis!  

by JORNAL AGORA

Faltando 09 dias para mais um aniversário de Emancipação do Município de Divinópolis já vemos movimentações de todos os tipos para as comemorações no dia 1º de Junho. 

Neste espírito de comemoração é natural que voltemos nossos olhares para o passado, que reflitamos como anda nosso presente, e que sonhemos com futuro melhor para nosso Município. 

Neste passo, e por vontade Divina, não por coincidência, recebo do amigo José Eustáquio de Oliveira, conhecido contador em Divinópolis, um exemplar do livro “Viagem no Tempo” 1725-1975. 

Depois falam que os corpos e mentes não se comunicam… 

Obviamente, não há como descrever nesta pequena coluna todo livro, mas, entendi que era necessário destacar a história política e social de Divinópolis, da sua emancipação até meados de 1949 quando inauguraram o Santuário Santo Antônio. 

Divinópolis tem como destaque o “Patriarca” Francisco Machado Gontijo que somado a muitos outros importantes e incontestáveis líderes da época o Município teve seu reconhecimento no mapa de Minas Gerais. 

O livro destaca a participação do Sr. Pedro Xavier Gontijo, conhecido como “anarquista cristão”, homem idealista e polêmico ao extremo, político inquieto e obstinado, que praticava os aprendizados do passado, via o momento daquela época com muita intensidade, com vistas no amanhã – assim ele mesmo se definia – diga-se de passagem que, é desses que temos fé. 

Em 1º de junho de 1912 são empossados os sete primeiros vereadores do município de Divinópolis sendo João Severino de Azevedo, José Rodrigues Viegas, Manoel Antônio de Almeida, Octávio Machado Gontijo, Adolpho Machado, José Nogueira Guimarães, Antônio Olímpio de Moraes, este último, presidente da Câmara Municipal. 

É importante dizer que o primeiro presidente da Câmara Municipal de Divinópolis, o passado nos revela um homem inteligente e culto, sinal que o povo soube bem escolher o início da Casa Legislativa, tanto que foi ele o responsável pela elaboração de um moderno plano urbanístico que fora aprovado em 21 de junho de 1915. 

Ainda no ano de 1915 chega a Divinópolis o Sr. Jovelino Rabello, conhecido como “alavanca da industrialização”, responsável por uma instalação de serraria, primeira usina hidrelétrica, primeira fundição de metais no Município e outras empresas importantes para a região como sócio.

Entre os anos de 1947 a 1951 o Sr. Jovelino Rabello tornava-se prefeito de Divinópolis. 

Nos anos de 1924 instalam-se em Divinópolis os padres franciscanos holandeses (Ordem dos Frades Menores) para dirigir a Paróquia do Divino Espírito Santo. 

Em 1929 foi criado o primeiro educandário público em Divinópolis pelo Governo Estadual chamado Grupo Escolar Padre Matias Lobato. Edifício esse que se mantém edificado na avenida 1º de Junho conhecida hoje como Escola Estadual Joaquim Nabuco. 

Do Senhor Halim Souki, de origem libanesa, estabeleceu-se a primeira casa comercial em Divinópolis, uma espécie de armazém atacadista e varejista, atendia por crediário em solidariedade aos operários da Rede Mineira de Viação.

Por fim, ressalto a construção do Santuário Santo Antônio, que é inaugurado no ano de 1949, destacando a religiosidade da região, em especial da população de Divinópolis.

Conhecida como a “Princesa do Oeste”, Divinópolis tem papel importante para o mundo, em especial sua característica de receber bem seus visitantes e novos filhos, que aqui deixam suas marcas e histórias, deixam seus dons e expertises, deixam seu trabalho e seus sacrifícios, e de tudo isso plantado na Terra do Divino, nada seria diferente senão um lugar melhor para se viver para essa e as futuras gerações. 

Eduardo Augusto Silva Teixeira – Advogado

easteduardo@yahoo.com.br

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00