Início » Festas juninas se aproximam com dicas para se evitar acidentes com a rede 

Festas juninas se aproximam com dicas para se evitar acidentes com a rede 

Enfeites, fogueiras, bandeirinhas e iluminações nas ruas são comuns nesta época do ano

by JORNAL AGORA

Ígor Borges

Às vésperas das mais tradicionais festividades do Brasil, o mês de junho também traz consigo preocupações que envolvem a tradição. Com as festas juninas, muitos enfeites são instalados, sejam fogueiras, bandeirinhas ou iluminações. 

Diante disso, a população deve ficar atenta à rede elétrica, já que muitas decorações têm contato direto. A Companhia do Estado de Minas Gerais (Cemig) emitiu alertas sobre os cuidados a serem tomados na instalação de todos os tipos de enfeites e ornamentos, além de outras práticas típicas desses eventos.

Entenda os perigos e as preocupações para que essa festividade não seja motivo de acidentes indesejados.

Atenção redobrada

Para a companhia, é importante ter atenção na hora de fazer essas instalações, seja nas ruas, escolas ou residências. O técnico de Segurança do Trabalho da Cemig, Cesar Souza orienta que todos os enfeites devem ser bem fixados em locais apropriados, de forma que, em caso de tempestade e ventania, não toquem ou caiam sobre os fios da rede elétrica.

— Em vias públicas e praças, os enfeites e ornamentos precisam ser instalados longe das redes de energia e jamais podem ser afixados nos postes ou padrões, pois, além de colocarem em risco os instaladores, dificultam o acesso dos eletricistas para a manutenção do sistema elétrico, em caso de necessidade — adverte Cesar.

O especialista da Cemig destaca que a composição do material também deve ser motivo de preocupação.

— Outra recomendação importante é que as linhas de sustentação das bandeirinhas devem ser feitas de barbante ou linha de pesca, mas nunca de arame, fio metálico ou linha chilena. A utilização desses materiais traz risco iminente de acidentes — completou.

Tradição com fogueiras e fogos

Outra tradição comum nessas festas, é a presença de fogueiras, seja para deixar o ambiente mais bonito e rústico, ou para aquecer a quem estiver próximo, em cidades com baixas temperaturas. 

Cesar Souza alerta sobre os riscos que essa prática pode causar à rede elétrica. 

— Fogo não combina com eletricidade e nem com mato seco. Portanto, recomenda-se que as fogueiras não fiquem embaixo de redes elétricas ou linhas de transmissão e também fiquem longe da vegetação. Até porque estamos no início do período seco, e o risco de queimadas é muito grande — orienta.

Outro costume que é perigoso segundo o técnico de segurança é o uso de fogos de artifício. 

— O ideal é soltá-los em locais descampados e devem sempre ser manuseados por um adulto — comentou.

Apesar de não terem tanta adesão em Minas Gerais, os balões também são possíveis causadores de acidentes com a rede elétrica. César relata que eles podem causar falta de energia e colocar em risco edificações, florestas, distribuidoras de combustíveis e fábricas.

Ligações provisórias

Festas em praças e ruas necessitam de energia elétrica para alimentar barracas, sistemas de iluminação e som. A Cemig alerta que os organizadores devem solicitar com antecedência mínima de 48 horas uma ligação provisória. 

— Não é permitido fazer ligações clandestinas (popularmente conhecidas como “gatos”), que além de constituírem crime, podem causar acidentes graves. Tampouco é recomendada a conexão com a rede particular de um imóvel regularmente ligado pela Cemig, pois a carga extra pode gerar uma sobrecorrente e causar incêndios e outros acidentes também — relata a companhia.

Outro alerta é quanto às barracas, que devem ter suas instalações elétricas protegidas por um disjuntor e o serviço deve ser sempre feito por um eletricista profissional. A fiação deve ser disposta de forma que fique protegida, sem risco de energização acidental da estrutura das barracas.

Recomendações gerais

A Cemig ainda listou uma série de cuidados gerais durante as festividades.

  • Para a instalação das bandeirinhas em ruas e praças, respeite a distância mínima de 1,5 metro em relação à rede elétrica. O ideal é manter uma distância bem maior;
  • Não instale as bandeirinhas e demais enfeites utilizando os postes e pontaletes de padrões da Cemig como forma de fixação;
  • Não utilize arame, fio metálico ou mesmo linha chilena para afixar bandeirinhas e demais enfeites;
  • Todos os enfeites devem ser bem afixados, para que o vento não os projete contra a fiação da rede elétrica, provocando acidentes graves;
  • Não solte balões. Eles podem provocar incêndios, queimadas e danos aos equipamentos e estruturas do sistema elétrico. Soltar balão é crime;
  • Não solte fogos de artifício próximos das redes elétricas. A prática somente deve ser feita por adultos;
  • Não faça ligações clandestinas (gatos). Se for necessário utilizar energia elétrica, solicite junto à Cemig uma ligação provisória.
  • A instalação elétrica das barracas deve ser feita por eletricista profissional, dispostas de forma protegida contra esforços mecânicos e protegidas por disjuntor termomagnético;
  • Não se aproxime de fios partidos caídos ao solo ou pendurados nos postes de energia. Impeça que outras pessoas se aproximem e avise imediatamente a Cemig por meio do telefone 116.

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

conheça OS GANHADORES!
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00