Início » Câmara Municipal homenageia personalidades da comunidade negra

Câmara Municipal homenageia personalidades da comunidade negra

by Portalagora

Flávio Flora

Com o auditório da Câmara Municipal lotado por mais de 300 pessoas, que se aconchegaram para prestigiar os homenageados da comenda “Consciência Negra 2016”. A solenidade contou com a presença dos vereadores e se transformou num grande encontro de pessoas em confraternização. Anualmente, a Casa com a consultoria do movimento negro de Divinópolis, constituído pelo Mundi, selecionam 17 personalidades para serem imortalizados por suas atuações na promoção e preservação da herança cultural dos povos negros e afrodescendentes, que compõe o povo brasileiro.

Na abertura da cerimônia, o pronunciamento do vereador-presidente Rodrigo Kaboja, fez referências históricas ao negro no Brasil, e enalteceu o trabalho que o movimento negro Mundi vem desenvolvendo em Divinópolis, congratulando-se com os 10 anos de existência da ong.

Matrizes africanas
Na abertura ainda, Alisson Ferreira falou aos presentes sobre a situação dos negros brasileiros e conclamou a todos dar “o grito de Zumbi” contra a discriminação e o preconceito e viver para ampliar a consciência negra.

Durante a cerimônia, uma das homenageadas, Diva Moreira, 70 anos, lembrou de sua história em Divinópolis na organização da antiga Casa Congai, primeiro movimento negro de Divinópolis, nos anos 1980. Falou da sua alegria de ter sido lembrada, “tantos anos depois daquela semente plantada” e, pedindo desculpas ao público, lamentou que representantes das religiões e dos centros espirituais não estivessem presentes ao evento, de forma ostensiva: “Não podemos nos descuidar de nossas matrizes africanas”, recomendou.

Homenageados
Neste ano, os homenageados foram: Alexandre Bianchini (por Adair Otaviano); Aveland Cambraia Neto (por Adilson Quadros); Baltazar de Oliveira (Anderson Saleme); Cleonice Souza/ Instituto Alma (por Edimilson Andrade); Diva Moreira (por Careca da Água Mineral); Escola Municipal Dinorah Magalhães Fabri/ Projeto Mama África (por Dr. Delano); Flávia Simão (por Edimar Félix); Lucimar dos Santos/ b.girl Lu (por Edmar Rodrigues); Maria Tereza Lara (por Eduardo Print Junior); Mateus Dias (por Hilton der Aguiar);  Maurício Paulino (por José Wilson Piriquito); Moçambique de Santa Efigênia (por Marquinho Clementino); Pastor Wilson/ Projeto Quero Viver (por Marcos Vinícius); Renata Aparecida Silva (por Nilmar Eustáquio); Samira Adriano Reis (Edimar Máximo); Silma Maria Augusto Fayenuwo (por Rodrigo Kaboja); Unifenas/ Projeto “O negro no Brasil: a realidade contemporânea” (por Rodyson Kristnamurt).

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00