Início » Divinópolis tem dois pré-candidatos a prefeito, mas outros devem surgir

Divinópolis tem dois pré-candidatos a prefeito, mas outros devem surgir

Principais interessados são o ex-prefeito Galileu Machado e vereador Ademir Silva

by JORNAL AGORA

Da Redação

No páreo para as eleições para prefeito deste ano, apenas dois pré-candidatos: Gleidson Azevedo (Novo) e Laiz Soares (PSD). Outros dois ainda tentam articular participar articulação em uma chapa para a disputa: o ex-prefeito Galileu Machado (PRD) e o vereador Ademir Silva (PSDB). Os partidos avaliam a possibilidade de lançar uma candidatura própria. 

A Federação PT, PV e PCdoB ainda estuda o cenário eleitoral antes de definir sua posição. Dentre as possibilidades, o apoio à Laiz. Outros nomes ventilados são os do ex-prefeito Demetrius Pereira e do ex-deputado federal, Jaime Martins, ambos hoje no PSB. 

O PL também tem nomes à disposição, mas caminha para apoiar a reeleição do atual prefeito. Dentre os cogitados, o ex-vereador Sargento Elton e da ex-secretária de Saúde e hoje presidente municipal da sigla, Cherie Mourão, esposa de Domingos Sávio. 

União Brasil, Avante, Agir e Cidadania não devem lançar candidatura própria, enquanto o PDT pretende apoiar Laiz. 

Menos concorrentes

O cenário deve ser bastante diferente de 2022, quando a cidade teve nove candidatos: Fabiano Tolentino, Galileu Machado, Gleidson Azevedo, Iris Moreira, Laiz Soares, Maria Helena, Marquinho Clementino, Sargento Elton e Will Bueno. Neste ano, os partidos têm optado por focar nas cadeiras do Legislativo. 

Datas

A partir de 15 de maio, os pré-candidatos podem iniciar as campanhas de arrecadação, conhecidas como vaquinhas, respeitando a legislação vigente, sem pedir votos. 

Os partidos têm, de 20 de julho a 5 de agosto, para realizar as convenções partidárias, com a definição dos candidatos a vereador, prefeito e vice. Os nomes devem ser registrados na Justiça Eleitoral até 15 de agosto. 

Já no dia 16 de agosto inicia-se o período de propaganda eleitoral

— Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa — alerta o TSE.

Regularizar situação

O prazo para regularizar o título de eleitor termina em 8 de maio. 

— As pessoas que ainda não têm o título de eleitor e desejam participar das eleições deste ano devem requerer o documento diretamente no cartório eleitoral mais próximo, inclusive para a coleta da biometria — informa. 

O voto é obrigatório para quem tem mais de 18 anos e facultativo para as pessoas analfabetas, os maiores de 70 e os jovens de 16 e 17 anos.

Quem já possui título de eleitor, mas ainda não fez o cadastro biométrico pode votar normalmente. No entanto, a recomendação é realizar o cadastro para maior segurança. 

O primeiro turno das eleições acontece no dia 6 de outubro.

Foto: Divulgação/PMD

Partidos não devem focar seus esforços na eleição para prefeito

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00