Início » Retorno zero

Retorno zero

by JORNAL AGORA

Você, em algum momento, parou para pensar o quanto de imposto paga por dia no Brasil. O pensamento pode não ter sido consciente, mas quando você ficou insatisfeito com a atuação de um político – e isso acontece com frequência – involuntariamente disse: eu que pago o salário deles. É exatamente sobre isso. A tal da frase “eu pago o salário” tem muitos mais significados que o povo é capaz de pensar, de raciocinar. Muita gente não sabe, mas imagina, e sente no bolso no dia a dia, mas o Brasil, entre os 30 países que mais arrecadam impostos, é o que menos dá retorno para a população, de acordo com estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). Isso mesmo! Mesmo com os sucessivos recordes de arrecadação tributária, o Brasil continua oferecendo péssimo retorno aos contribuintes, no que se refere à qualidade do ensino, atendimento de saúde pública, segurança, saneamento básico, entre outros serviços. 

Apesar de não ser nenhuma novidade, pois isso é sentido na rotina do brasileiro, às vezes o óbvio precisa ser dito. Mas, o que mais chama a atenção é o fato de que este cenário de alta carga tributária e pouco retorno para os contribuintes independe de partido ou de ideologia política. Este cenário coloca os governantes “em um saco só”. Enquanto eles estão lá discutindo, criando comissões disso, daquilo, gravando vídeo, fazendo discursos dignos de Oscar, a população está do outro lado trabalhando de sol a sol, não só para manter a mordomia de seus governantes, mas também esse sistema de “retorno zero”. E, o pior: povo não apenas financia esse sistema, como se apaixonou por ideologias que sequer são as suas, e seguem assim, cegos, acreditando piamente que agora “foi”, ou que “agora vai”. Afinal de contas, se o “fulano falou” então está tudo certo, e tudo está perfeitamente em sintonia. Do jeito que os governantes querem, do jeito que eles gostam. Fazem pouco, ou quase nada, discutem isso, discutem aquilo, criam a sensação de que algo está sendo feito, mas a verdade vem à tona. Escancarada na cara da sociedade. O trabalho é muito, e o retorno é zero. 

Para se ter a comprovação disso não é preciso sequer assistir aos noticiários. Basta precisar do Sistema Único de Saúde (SUS), ou do ensino público, de morar em um bairro um pouco mais afastado. Pronto. A verdade está lá. Desnuda. Para quem quiser ver. Trazendo à tona que a única coisa que o povo está fazendo é apenas pagando salário de político. E, pior, pagando para ser enganado. Para acreditar que estão fazendo algo. Como todos sabem, no quesito ilusão, os governantes brasileiros dão um show. Independente de lado, de ideologia política, de esquerda, de direita, a verdade é que todos estão em um saco só. Enquanto o povo segue trabalhando de sol a sol, para financiar tudo isso, do outro lado os políticos brasileiros apenas se aproveitam, afinal, por aqui a população já se acostumou com o pouco, com o raso. Só a sensação sustenta. Não é preciso fazer muito. Tem gente pagando a conta, que anda um pouco salgada, por sinal.

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00