Início » Gleidson nega que contratações temporárias foram irregulares  

Gleidson nega que contratações temporárias foram irregulares  

TCE multa prefeito de Carmópolis de Minas; Sintram diz que chefe do Executivo em Divinópolis está na mira

by JORNAL AGORA

Da Redação

Os prefeitos de Carmópolis de Minas foram multados na última semana pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE) por possíveis irregularidades em contratações temporárias de servidores. E o prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo (Novo), pode sofrer a mesma punição, pelos mesmos motivos. 

De acordo com o TCE, a grande maioria das contratações temporárias não foi devidamente justificada. A posição do Executivo de Divinópolis já foi apresentada.

O Agora conversou com o chefe de gabinete do prefeito, Talles Duque. Este afirmou que todas as contratações foram feitas de acordo com o que autoriza a lei.

Entenda

O Tribunal de Contas aplicou multas de R$ 10 mil ao atual prefeito José Omar Paolinelli (PSD) e ao ex, Geraldo Antônio da Silva ( ), da cidade de Carmópolis de Minas, por irregularidades em contratações temporárias de servidores. Na ocasião, o Tribunal acatou a representação apresentada pelo Ministério Público de Contas (MPC) de Minas Gerais. 

A Unidade Técnica do TCE concluiu pela irregularidade de tais contratações, quando apontou que também houve provimento para cargos inexistentes e que o município não forneceu esses dados ao sistema de cadastro de agentes públicos no Estado e nos municípios mineiros, o que é obrigatório. 

Gleidson 

O assessor de gabinete de Gleidson, Talles Duque, comentou sobre o posicionamento de Gleidson.

— Fomos notificados sobre uma denúncia que a Lohanna e o Bruno Camargo fizeram. Apresentamos nossa posição e juntamos documentos comprobatórios da necessidade das contratações, principalmente que eram essenciais para garantir serviços de qualidade e para não faltar serviços para a população. Todas as contratações foram feitas de acordo com o que autoriza a lei — relatou.

Talles revelou ainda que não há atualizações sobre prazos para o resultado final.

Sintram

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e da Região Centro-Oeste de Minas Gerais, a decisão do TCE coloca o prefeito de Divinópolis na mira do Tribunal. 

O sindicato publicou em nota que em julho do ano passado, o servidor Bruno  Camargos, ex-gerente de Recursos Humanos da Prefeitura e presidente do Conselho Administrativo do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Divinópolis (Diviprev), fez uma representação junto ao Tribunal, relatando possíveis irregularidades nas contratações temporárias feitas pela administração municipal. 

— A exemplo do que ocorreu em Carmópolis de Minas,  o Ministério Público de Contas constatou várias irregularidades nos processos de contratações temporárias em Divinópolis — relatou o Sintram.

Na mesma nota, o Sintram levantou possíveis dados do TCE. 

— Tendo como base o mês de novembro de 2023, o Tribunal identificou 5.430 servidores com vínculos com a Prefeitura de Divinópolis, sendo 3.087 efetivos e 1.782 com vínculos temporários. Somente em 2023 foram admitidos pela Prefeitura 1.638 servidores sob o regime de contratos temporários, contra apenas 144 em 2022. Ainda de acordo com o Tribunal, em novembro do ano passado, o número de servidores contratados correspondia a 32,81% do total de servidores do município, enquanto os efetivos eram 56,85% — completou.

Conforme o Sintram, o TCE publicou, no dia 20 de março, um parecer técnico sobre as contratações temporárias pela Prefeitura de Divinópolis, e concluiu por irregularidades no processo. 

— Após receber o parecer do TCE, o procurador do Ministério Público de Contas de Minas Gerais, Daniel de Carvalho Guimarães, determinou a citação do prefeito Gleidson Azevedo, e do ex-secretário municipal de Saúde, Alan Rodrigo da Silva, para a sequência da investigação. No dia 25 de março, o TCE instaurou o processo definitivo — acrescentou o Sindicato.

Foto: Divulgação

Legenda: Prefeito e ex-secretário de Saúde são citados

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00